Rosário é o nome de uma
oração devocional muito antiga, composta de quatro Terços de orações.
Consagrada a Maria, Mãe de Jesus de Nazaré, ele tem seu nome originado do
latim eclesiástico rosarium, que designa
a guirlanda de rosas com que as representações da Virgem Maria
são coroadas.
Histórico e Etimologia
Segundo uma lenda,
São Domingos de Gusmão teria recebido o Rosário das mãos da
própria Virgem Maria. Historicamente, a devoção ao Rosário iniciou-se
a partir do Século xiii e
tem estreita ligação com o Livro dos Salmos: naquela
época, não apenas o povo, mas também os Irmãos convertidos e os religiosos eram
analfabetos; assim sendo, desenvolveram o hábito de testemunhar sua fé e
devoção recitando três grupos de Pai Nossos e de Ave
Marias, totalizando 150 Ave Marias – mesmo número de Salmos. Segundo
Sylvie Germain, «O Rosário é a Liturgia do pobre».
Saudar Maria 50 vezes era como oferecer-lhe um bouquet de flores, um «Terço».
A palavra «Rosário» designava, na Idade Média, uma coleção de
textos sagrados.
Orações à Virgem
Maria
O Rosário proveio do «Saltério
da Virgem Maria», de Alain de la Roche, que é uma coletânea de Salmos 1. Sua leitura foi substituída
pelo povo simples, durante a Idade Média, pela recitação de cento e cinqüenta Ave
Marias. Como dizia São Bernardo de Claraval: «Não há dúvidas de que
todos os louvores endereçados à Mãe de Deus também se destinem a seu
Filho ; e da mesma maneira, quando homenageamos o Filho, não perdemos de
vista a glória da Mãe. Se, de acordo com Salomão: ‘Um filho sábio é
a glória de seu pai’ (Pr 10, 1), é ainda mais glorioso ser a Mãe da Sabedoria»2. Saint Bonaventure a aussi écrit des Louanges de la Virgem et
un Psautier (petit et grand psautier) c'est-à-dire un Livre
des Heures qui est également un recueil de louanges adressées à la Virgem ;
mais ce n'était pas encore le Rosário, destiné à remplacer la lecture du
psautier de cent-cinquante Psaumes ou des cent-cinquante Pai Nosso
Noster par cent-cinquante Ave Maria. Saint Bernard a aussi
écrit des sermons sur les Mistérios qui peuvent être à l'origine de la
méditation des Mistérios du Rosário3. Les
Louanges de la Virgem sont aussi contenues dans les Litanies de Lorette,
celle de la Rose Mystique, Rosa Mystica est très connue : mais
ce mot de Rosarium (Champ de roses)
était déjà utilisé auxve siècle ;
toujours est-il qu'entre les fleurs, c'est la rose vermeille ,
Reine des Fleurs qui a donné son nom au Rosário4.
Articles détaillés : Historique du Rosário, et Rosa Mystica.
Le Rosário est diffusé et popularisé en Europe après les premières croisades dès
le xiie siècle par saint Dominique, auquel l'hagiographie
traditionnelle attribue son invention5. Ainsi l'ordre des Prêcheurs (ou dominicains)
répandit-il son usage qui consiste en un exercice de méditation simple sur les
épisodes importants de la vie de Jesus-Cristo au travers du regard marial.
La pratique du Rosário a été très populaire au point qu'une fête Notre-Dame du Rosário a été instaurée le 7 octobredans le calendrier liturgique catholique à l'initiative
du pape dominicain Pie V en 1571, au lendemain de la bataille de Lépante, avant que le mois d'octobre entier ne lui soit ensuite consacré
en 1886 par Léon XIII6.
O
Rosário Anglicano,
Uma Forma de Oração Contemplativa
Uma Forma de Oração Contemplativa
O Rosário Anglicano é uma forma relativamente nova
de meditação cristã, que utiliza uma mistura do Rosário Católico Romano com o
Cordão Ortodoxo da Oração de Jesus (Terço Bizantino).
Desde os tempos mais remotos, as pessoas têm usado
pedrinhas, seqüências de nós ou cordões com contas para auxiliar no
oferecimento de suas orações a Deus. Pode-se encontrar alguma forma de rosário ou contas
para oração em praticamente todas as tradições religiosas mais
importantes do mundo.
Simbolismo Sagrado
A configuração do Rosário Anglicano relaciona a oração contemplativa a diversos níveis
de simbolismo cristão tradicional. A oração contemplativa é enriquecida por esses símbolos cujo
propósito é sempre “focar”, concentrar a atenção, permitindo ao indivíduo que
ora mover-se mais rapidamente rumo à Presença de Deus.
O círculo do Rosário Anglicano simboliza a roda do
tempo. A oração, recitada ao longo da
roda do Rosário, representa a peregrinação espiritual do
cristão ao longo do tempo enquanto seguidor de Cristo, seu Senhor.
O Rosário Anglicano é constituído por trinta e três
contas divididas em quarto grupos de sete chamados “Semanas”. Entre cada
“Semana” há uma conta única (diferente das demais) chamada “Conta Cruciforme”.
Na tradição cristã, quatro é um número sagrado e
representa os quatro quadrantes do ano da Igreja (Ano Litúrgico). Na teologia,
há igualmente as quatro virtudes cardeais: prudência, justiça, fortaleza e
temperança, que são os quatro pilares da base moral de toda vida humana. Além
disso, há as quarto semanas do mês lunar e os quatro pontos cardeais: Norte,
Sul, Leste e Oeste, bem como os quarto elementos básicos: terra, água, vento
(ar) e fogo.
O número sete é repetido quatro vezes durante o Rosário
para simbolizar (“recriar”) o mês convencional. Na tradição judaico-cristã, o
número sete representa a perfeição espiritual e a plenitude, simbolicamente representada unindo-se cada uma das quatro “semanas” de sete
contas às quatro contas “Cruciformes”, além da Conta Introdutória
adicional, que representa a Unidade Divina no início do Rosário. O número
completo de contas, trinta e três (um múltiplo de três), simboliza a idade
(presumida) de Cristo quando morreu e ressuscitou; o Rosário, meditado três
vezes simbolizando a Santíssima Trindade, equivale a noventa e nove, o que nas
tradições do Oriente Médio significa o número completo dos Nomes de Deus.
Adicionando-se a meditação do Crucifixo no início ou no final, completa-se o
número total de cem, que é o total do Rosário Ortodoxo, e representa a totalidade
da Criação.
Como Usar
A meditação do Rosário – ou contas de oração –
ajuda a trazer-nos para a oração contemplativa, realmente meditando a respeito
e mantendo-nos atentos(as) à oração, ajudando-nos a permanecer de corpo, alma, mente e espírito na presença de
Deus. Tocar com os dedos em cada conta,
sucessivamente, ajuda a manter nossa mente afastada das distrações e o ritmo
das orações nos conduz mais rapidamente à quietude.
Para começar, segure na Cruz e recite a oração a
ela correspondente (geralmente o Pai Nosso); a seguir, vá para a Conta do
Invitatório. Então, entre no círculo do Rosário com a primeira Conta
Cruciforme, caminhando pelas Contas das Semanas e as outras Cruciformes,
recitando as orações para cada conta, até terminar pela Conta de Invitatório e
a Cruz. Sugere-se que você medite calmamente o Rosário três vezes, simbolizando
a Trindade Santa, permitindo que a repetição se torne uma espécie de “canção de
ninar” de amor e louvor que leve a sua mente a descansar e o seu coração a
tornar-se calmo e quieto. Um período de silêncio deveria seguir-se à oração,
conduzindo a um tempo de reflexão e escuta. A escuta é uma parte importante de toda oração.
Meditando o Rosário
Inicie a meditação do Rosário selecionando as
orações que você deseja meditar na Cruz e em cada conta. Pratique-as até
que fique claro qual oração é referente a cada conta, e tão logo seja possível,
medite o Rosário com as orações já memorizadas.
Encontre um local tranqüilo, permitindo a seu corpo
e sua mente tornarem-se repousados e calmos. Após um tempo de silêncio, inicie
a meditação do Rosário num ritmo propositalmente lento. Complete o círculo de
contas meditando-o por três vezes.
Quando você tiver completado o circuito do Rosário, você deve terminar
com um período de silêncio. Este silêncio permite-lhe manter-se concentrado(a) durante um longo período, convidando também à reflexão e à escuta após ter
invocado o Nome e a Presença de Deus.
Fórmula I
Cruz
Pai Nosso, que estás no Céu,
santificado seja o Teu Nome,
Pai Nosso, que estás no Céu,
santificado seja o Teu Nome,
venha
o Teu Reino.
Seja
feita a Tua vontade,
assim
na Terra como no Céu.
O
pão nosso de cada dia nos dá hoje.
E perdoa-nos as nossas dívidas,
assim
como nós também perdoamos
aos
nossos devedores.
E
não nos deixes cair em tentação,
mas
livra-nos do mal;
pois
Teu é o Reino,
o
poder e a glória para sempre.
Amém.
Invitatório
Invitatório
Que as palavras da minha boca
E o meditar do meu coração
Sejam aceitas perante a Tua face,
Ó Senhor,
Rocha minha e Redentor meu.
Amém.
Cruciformes
Cordeiro de Deus,
que
tirais o pecado do mundo,
tende misericórdia de nós.
Cordeiro de Deus,
tende misericórdia de nós.
Cordeiro de Deus,
que
tirais o pecado do mundo,
tende misericórdia de nós.
Cordeiro de Deus,
tende misericórdia de nós.
Cordeiro de Deus,
que
tirais o pecado do mundo,
dai-nos a Vossa Paz.
Semanas
dai-nos a Vossa Paz.
Semanas
Deus Todo-poderoso e
Misericordioso,
Pai, Filho e Espírito Santo,
abençoe-nos e conserve-nos.
Pai, Filho e Espírito Santo,
abençoe-nos e conserve-nos.
Amém.
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Fórmula II
Cruz
Glória ao Pai, ao Filho,
e ao Espírito Santo.
Glória ao Pai, ao Filho,
e ao Espírito Santo.
Como era no princípio,
é agora e será sempre,
por todos os séculos.
Amém.
Invitatório
Abre meus lábios, ó Senhor,
Invitatório
Abre meus lábios, ó Senhor,
e a
minha boca pronunciará
o
Teu louvor.
Cruciformes
guardai-nos também quando dormimos!
Nossa mente vigie com o Cristo,
nosso corpo repouse em sua paz!
Semanas
Jesus, Cordeiro de Deus,
tende misericórdia de nós.
Jesus, Portador dos nossos pecados,
tende misericórdia de nós.
Jesus, Redentor do Mundo,
Dai-nos a Vossa paz.
Tradução e Adaptação:
Gisèle Pimentel
gisele.pimentel@gmail.com
Fontes:
http://fr.hicow.com/rosaire/catholique/perles-de-pri%C3%A8re-801550.html



